terça-feira, 7 de novembro de 2017

DICAS PARA FORMAR MINHA GERAÇÃO



Dentre tantas que poderíamos citar escolhemos 4 dicas para hoje, creio que irá te ajudar na formação de discípulos(as) da sua geração.
1.NÃO DEIXE-OS DEPENDER DE VOCÊ PARA TUDO, ENSINE-OS A DEPENDER DE DEUS, ELES(AS) PRECISAM AVANÇAR.
Se um pai nunca soltar a bicicleta do filho, ele não vai saber como pedalar sozinho. Há momentos que os filhos espirituais devem perder o medo, e isso só acontece quando o próprio discipulador deixar de segurá-los. Isso fala de gerar no discípulo uma segurança em Deus.
Jesus desafiou o discípulo Pedro a andar nas águas. Os pais espirituais devem desafiar seus filhos a entrar na história, assim como Pedro, que mesmo temendo as águas, mais tarde recebeu a revelação de que Jesus é o filho de Deus.
22 Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão. 23 Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho, 24 mas o barco já estava a considerável distância[a] da terra, fustigado pelas ondas, porque o vento soprava contra ele.25 Alta madrugada[b], Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. 26 Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: “É um fantasma!” E gritaram de medo.27 Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!”28 “Senhor”, disse Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”.29 “Venha”, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. 30 Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!”31 Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?”32 Quando entraram no barco, o vento cessou. 33 Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: “Verdadeiramente tu és o Filho de Deus”.34 Depois de atravessarem o mar, chegaram a Genesaré. 35 Quando os homens daquele lugar reconheceram Jesus, espalharam a notícia em toda aquela região e lhe trouxeram os seus doentes. 36 Suplicavam-lhe que apenas pudessem tocar na borda do seu manto; e todos os que nele tocaram foram curados. (Mateus 14:22-36)
Jesus ensinava e discipulava o tempo todo, usava das circunstâncias diárias para gerar nos discípulos segurança e confiança. Discipulado não é apenas uma reunião, mas o dia a dia. Pedro teve medo e duvidou mesmo já tendo uma palavra de Jesus na direção dele. Podemos ter medo mesmo sabendo que Jesus nos protege e nos livra, até pregamos isso! Jesus disse que ele teve pequena fé, como pode duvidar? Jesus estava ali em carne e osso garantindo e mesmo assim Pedro duvidou. Do que você duvida depois de tanto tempo ouvindo a palavra do Senhor?
Dependa do Senhor, avance, nem tudo eu poderei estar presente ou te ajudar, porém Cristo é a sua segurança, Ele é quem garante sua vitória.
(A história da águia com seus filhotes)
2.CORREÇÃO DO JEITO CERTO E NA HORA CERTA EVITA REBELIÃO
Quando uma pessoa se converte torna-se um bebê espiritual, então precisa ser ensinada e corrigida. Você deve estar pensando que é um absurdo repreender um discípulo no início da sua caminhada com Cristo. Só que não atentamos de que todo recém-nascido precisa de instrução. Eles precisam que os pais digam o que é certo e errado. O problema é que não levamos esse exemplo para a realidade espiritual, pois quando deixamos de instruí-los, mais tarde eles crescem e tornam-se adolescentes ou adultos espirituais rebeldes que não obedecem a instrução dos pais na fé. O discipulado não foi feito para “bater”, mas foi criado para ensinar. Já pensou se um discípulo tiver um vício e o discipulador dizer a ele que pode continuar praticando, porque no fundo aquele mentor tem medo perder o discípulo. O maior erro de um líder é não corrigir pensando que seu liderado vai sair da igreja.
Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele dirige a vocês como a filhos: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama,e castiga todo aquele a quem aceita como filho". Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Ora, qual o filho que não é disciplinado por seu pai? Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos. Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos! Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade. Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados. Hebreus 12:5-11

3.DÊ O ALIMENTO CERTO, INSTRUA COM A PALAVRA DE DEUS.
Ensinar os filhos espirituais a comer do alimento certo, que é a Palavra de Deus. No início todo bebê tem o costume de catar tudo o que vê no chão e levar à boca. Há momentos que devemos ensinar os nossos discípulos a comer o verdadeiro alimento, aquele que vai nutrir e dar as vitaminas essenciais para o crescimento saudável. Reserve o momento do discipulado para ensinar seu discípulo a “comer a Palavra”. Um discipulado sem a presença da Palavra de Deus, não é discipulado. O segredo está em aplicar os versículos da Bíblia a cada situação que é exposta ao discipulador.
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” 2 Timóteo 3:16-17

4.NÃO QUEIRA AGRADAR A TODOS(AS), SEMPRE HAVERÁ ALGUÉM PARA CRITICAR SUAS ATITUDES, CONTINUE CUMPRINDO A VONTADE DE DEUS, ANDE EM ALIANÇA.
vício de agradar a todos traz frustração e nos tira do propósito, todo vício é ruim. Não se apegue a ninguém e a nada, ame com amor fraternal, apego é vício emocional, aliança é caminhar por convicção, amor e lealdade. Na aliança não apegamos, nos comprometemos. Se apegue ao Senhor pois Ele não te desamparará e nem te abandonará. Aliança não é doença emocional, é amor, é vida, é unidade. Só os que têm a essência de Yeshua conseguem andar em aliança. Não se envolva emocionalmente, se envolva no espírito.
(história do pai com o filho andando com o jumento)

5. Ensine-os a revelação da cruz.
Santidade é amor a Cristo, não é regra doutrinária, nem rito religioso.

A palavra de Deus é completa e cheia de ensinos para um discipulado saudável e prático, é só continuarmos olhamos para o autor e consumador da nossa fé, JESUS!

Helbert S. Malaquias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE EU TENHO

  Juízes 6:12-14 “Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso. Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor...