sexta-feira, 10 de novembro de 2017

A importância da Palavra Revelada no discipulado (RHEMA)



“As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” (Deuteronômio 29 : 29)

A revelação pertence a nós, é muito importante termos a palavra revelada no discipulado, a revelação que o espirito santo traz. 

E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.(Mt 16:13-16)

Rhema é a palavra revelada ao homem pelo Espirito.
Quando o Senhor pergunta a seus discípulos sobre quem Ele era, Pedro logo responde a pergunta através de uma palavra revelada.
Jesus mesmo afirma: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus(Mt 16:17).
Verdadeiramente é dada ao crente a palavra revelada , a palavra Rhema.

Paulo em sua carta aos Coríntios mostra que a palavra que pregava não consistia em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e poder. (1 Cor 2:4).

Foi dele afirmação que diz:
Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.(1 Cor 2:11-12)

Nunca homem algum falou assim como este homem. (João 7:46)

Quando Filipe chega para Natanael e declara que achou aquele pelas qual Moisés e os profetas haviam predito a primeira resposta de Natanael foi preconceituosa. Mas quando Jesus fala a Natanael e revela como ele era e aonde estava, caiu por terra todo argumento.

Outro episódio que mostra isso foi quando Jesus passava por Samaria e lá encontra uma mulher da região junto ao poço de Jacó. Estando ele com fome e sede pede para uma samaritana dar-lhe de beber. 

Jesus não revelava apenas por  palavras de conhecimento, mas diz as Escrituras que muitas pessoas se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca .(Lc 4:22). Quando Jesus ensinava as Escrituras sua explanação ardia no coração dos ouvintes(Lc 24:32). 

Não existe revelação e não há nada novo que venha a ser revelado se não estiver embasado na palavra de Deus. 

Quando Cristo estava no deserto para ser tentado pelo diabo respondeu: “Não só de pão viverá o homem, mas também de toda palavra (‘RHEMA’) que sai da boca de Deus” (MT. 4:4).

“O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos (RHEMA) disse são espírito e vida.” (João 6 : 63)

Muitas pessoas infelizmente estão “desnutridos espiritualmente” porque lhes falta o pão diário. Muitos continuam a errar por desconhecem as Escrituras nem o poder de Deus(Mc 14:49). 

Quando Deus mandou o maná, este alimento era ara ser consumido todos os dias, uma porção para cada dia, com um objetivo, ver se andamos nos mandamentos de Deus ou não. (Ex 16:4). 

Jesus mesmo disse:

E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós. (João 5:38)

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” (João 5 :39).

Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas;(Ef 3:4-5).

“Mas se não quiseres sair, esta é a palavra que me revelou o Senhor” (Jr 38:21, ARA).

“Palavra do Senhor que em visão veio a Miqueias…” (Mq 1:1, ARA).

“Sim, fizeram o seu coração duro como diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o Senhor dos Exércitos enviara pelo seu Espírito, mediante os profetas que nos precederam…” (Ne 7:12, ARA).

E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. Vimos a sua glória, glória como a do Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade.
(João, 1:14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE EU TENHO

  Juízes 6:12-14 “Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso. Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor...