segunda-feira, 13 de abril de 2009

EU+UM=MULTIDÃO, PÓS ENCONTRO

BATISMO: QUESTÃO DE OBEDIÊNCIA
Eu+um=multidão, pós encontro 4
Marcos 16:16-18: “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes. E,se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados”.
Jesus fala aos onze discípulos que estavam reunidos a mesa, confrontou-os e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não terem acreditado naqueles que o viram ressuscitado. Jesus havia ressuscitado e já havia aparecido para Maria Madalena e dois discípulos que iam para o campo. Mas seus discípulos não acreditaram.
Depois de confrontá-los, Jesus dá uma ordem: “ Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. Uma missão, uma ordem aos discípulos, e só quem é discípulo de Jesus prega o evangelho.
Mas logo após, Ele diz: “ Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Jesus declara que aqueles que cressem em suas pregações e fossem batizados seriam salvos. Então é preciso primeiro crer, receber Jesus como Senhor da sua vida, aceitar entender o sacrifício da cruz. Mas não basta só crer, tem que ser batizado, quem crer precisa entender a importância de ser batizado. Não podemos crer e ficar sem batismo. Muitos ficam esperando estarem preparados para o batismo, isso não existe, se você crê, deve ser batizado, pois este é um sinal que você creu realmente. O próprio Jesus foi batizado ( Mateus 3: 13-17).
Quando temos certeza que somos nova criatura, temos que ser batizados, não podemos ficar esperando, é preciso cumprir a ordem. A obediência é uma qualidade de quem realmente é nova criatura.
Batismo significa, imergir, ou, mergulhar, vem da palavra grega “Baptismós”. Precisamos mergulhar, Jesus foi mergulhado, veja no versículo 16 do capítulo 3 do livro de Mateus, diz que Jesus saiu logo da água, isso comprova que Ele foi imergido, ou, mergulhado.
Romanos capítulo 6 versículos 1 a 14, diz o que significa o batismo. A Palavra diz que somos mortos para o pecado, fomos crucificados com Cristo, mas com Ele, na sua ressurreição, somos ressuscitados. Isto mostra que no batismo, mostramos aquilo que já aconteceu em nossas vidas, morremos para o pecado, não somos mais escravos do pecado, ele não tem mais domínio sobre nós, quando mergulhamos, é um ato simbólico de que fomos sepultados para o pecado,, mas, da mesma forma, somos levantados, saímos da água, ou seja, somos ressuscitados com Cristo para uma nova vida, isso já aconteceu, mas o batismo é um ato profético sinalizando aquilo que aconteceu na sua vida, mostra publicamente que você já é uma nova criatura em Cristo Jesus, morreu para o pecado e vive para Deus, Aleluia!
Paulo diz em Gálatas 3:20: “ Já não vivo eu, mas Cristo vive em mim”. É assim agora a nossa nova vida em Cristo, já estamos crucificados com Cristo, estamos mortos, mortos para o pecado e vivos para Deus, Cristo vive em nós, o velho homem foi sepultado, temos nova natureza em Cristo, os sinais nos acompanharão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE EU TENHO

  Juízes 6:12-14 “Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso. Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor...